Últimas resenhas:

9° Resenha: Ela disse, Ele disse de Thalita Rebouças


Livro: Ela disse, Ele disse
Ano: 2010
Páginas: 188
Autor (a): Thalita Rebouças
Editora: Rocco



Resultado de imagem para livro ela disse ele disseSinopse oficial: Primeiro dia numa escola nova é sempre complicado: a gente se sente um peixe fora d'água. Enquanto todos os outros alunos são (ou ao menos parecem ser) melhores amigos de infância, os novatos ficam pelos cantos, sem jeito, pensando em qual seria a melhor tática de aproximação.Mas será que fazer amigos e se adaptar a uma nova realidade é mais fácil para uma menina ou menino? Este é o ponto de partida de Ela disse, Ele disse. Leo e Rosa são dois típicos adolescentes que evelam como passaram pela dureza do primeiro ano num colégio novo.Amizade, futebol, paixões, ciúmes, bullying e as armadilhas da internet são alguns dos ingredientes que dão sabor a essa história com dois narradores e dois pontos de vista.



Primeiro dia em uma escola nova. Todo mundo que já passou por isso sabe que é uma missão complicada, lugar diferente, colegas e professores diferentes, novo estilo de ensino... Tudo isso junto deixa uma pessoa nervosa, e com a Rosa não foi diferente. Vindo de outra cidade, ela começa seu primeiro dia de aula muito preocupada sobre acabar solitária, mas tem a sorte de logo um vizinho de classe puxar assunto com ela. Leonardo está na mesma situação, escola nova para ele também, o único problema é que o nervosismo de Rosa, não permite ela ser muito falante, afastando um pouco o novo colega.

Entrei e logo tive a nítida sensação de que era invisivel. Ninguém me viu, ninguém reparou em mim, nuinguém sequer fingiu ter me visto. Desviei dos vários grupinhos espalhados pelo lugar e escolhi uma mesa perto da janela. Fiquei ali sozinha por um bom tempo, com vergonha de me aproximar de algum grupo. Fingi procurar alguma coisa na minha mochila e tirei tudo lá de dentro. Torcia para que alguma pessoa viesse me dar um oi, um sorriso, qualquer coisa para me tirar daquela aflição de estar completamente sozinha numa sala cheia de gente.
- Oi. Beleza?
Não creio! Alguém falou comigo! Alguém falou comigo! Não posso perder tempo, tenho que ser simpática, que sorrir mostrando os dentes, preciso me mostrar interessada, engranar um diálogo incível, planejei.
- Arrâ.
(Pág.11)


A aflição de Rosa não perdura por muito tempo, logo ela conheçe novas amigas e a escola parece ser realmente maravilhosa. Mas Leo, parece estar interessado em uma amizade com ela, puxando assunto sempre, Rosa não dá muita conversa, mas logo as coisas vão melhorando e os dois cada vez mais próximos.
O problema está para quando uma das amigas de Rosa, Júlia, pergunta se Rosa não se importa de ela ir se aproximando mais de Leo, pois está a fim de algo mais que amizade com ele. Rosa acho essa pergunta até engraçada pois, segundo ela, nem simpatiza muito com ele. Mas, isso mudaria no fututo.
- Então, tipo, eu posso dar em cima dele, você libera?
- Seu eu libero? Tá doida? Para de falar assim, Júlia! Eu não tenho nada com esse garoto! Faz o que você quiser com ele! Eu, hein! Tchau, povo, vou indo para a sala, quero dar um pulo no banheiro antes.
(Pág.39)


A história assim segue, com Rosa e Leo, descobrindo sobre a nova escola, os amigos e até mesmo sobre a vida e o amadurecimento, mas principalmente sobre o amor. 
Por um lado, achava uma derrota esse negócio de briga, por outro, era bom ser notado, ser o centro das atenções! Eu era querido, idolatrado. O que mais eu podia querer?
A Rosa...
Nem a vi na saída. Era ruim não ver a Rosa na saída.
(Pág. 97)



Dois personagens que adorei neste livro, foram o pai de Leo, seu Múcio e a mão de Rosa, dona Paloma, ambos divorciados dão ótimos conselhos para os filhos, ótimos e engraçados.

Sempre fui muito ligado ao meu pai. Ele é engraçado, inteligente, tá sempre sorrindo, acha tudo ótimo, é um parceiraço. Um pai completo. Preocupado, mas sem ser chato, me pega tardão nas festas sem reclamar, me ajuda nas matérias mais complicadas, me leva ao Maraca pra gente torcer pelo Fluzão, joga tênis comigo, cismou que quer me ensinar a jogar golfe, me bota na garupa de sua moto para pessear pelo Rio...
Acima de tudo, meu pai é meu amigo.
(Pág.25)  

Como o título do livro já diz, a história é divida sobre os pensamentos de cada um dos personagens principais, Rosa e Leo, eu adorei isso pois deixou a história mais divertida ainda, a Rosa achava que os meninos pensavam de um jeito, e quando chegava a visão de Leo, tudo era completamnete diferente.
O livro é curto, e a história é basicamenteos os pensamentos e descobertas de jovens de 14 anos. Uma leitura muito leve, e divertida.













Nenhum comentário:

Faça um comentário e me deixe feliz ♡

Feito com ♥ por Laís Portal