Últimas resenhas:

Leitura anulada: O Caderninho de desafios de Dash e Lily (COM SPOILERS)


Olá pessoal!!
Hoje, pela primeira vez, vou postar sobre algum livro que não consegui terminar a leitura.
O livro em questão, é o Carderinho de desafios de Dash e Lily de David Levithan e Rachel Cohn.
Eu comprei este livro em 2015 ou 2016, por achar a capa linda e sinopse diferente de tudo que já li:


"Palavras.
Às vezes, elas podem ser armadilhas, armas, armaduras. Outras, armistício. Sim, nesse jogo de prefixos e sufixos, elas iluminam e enlevam. E, no caso de Dash e Lily, se tornam cupidos, cúmplices, culpados. Ou, simplesmente, matéria de sonho. Neste conto de fadas moderno, um caderninho vermelho busca um lobo hostil e, na aventura do encontro, os dois vagueiam pela floresta dos significados profundos e do amor verdadeiro, com a ajuda dos mais insuspeitos coadjuvantes."
Resultado de imagem para o caderninho de desafios de dash e lily

No ano em que comprei o livro comecei a ler e não gostei, mas ele continuou ali, então este mês resolvi dar uma segunda chance a ele. Logo comecei a achar que tinha me enganado e o livro era ótimo. Personagens inteligentes e divertidos, diálogos cativantes, MUITAS referências literárias e até musical, e muitas citações lindas. 
"Em Foi apenas um sonho, de Richard Yates, teria sido "Ele admirou a delicadeza antiga dos prédios e o jeito como as lâmpadas de rua criavam explosões suaves de luz verde nas árvores à noite"? Ou "O local o encheu de uma sensação de sabedoria, pairando quase ao seu alcançe, de preparada graça indescritível e esperando logo além da esquina, mas ele andou até cansar pelas ruas azuis infinitas, e todas as pessoas que sabiam viver guardaram o segredo sedutor só para si"."
(Pág. 91)
"Estou tendo dificuldades para entender no que devo acreditar, e mesmo se devo acreditar. Há informações demais, e não gosto da maior parte delas.
Mesmo assim, por algum motivo que toda a evidência científica deveria tornar impossível, sinto que realmente tenho esperança.
Tenho esperança de que o aquecimento global acabe. De que as pessoas não fiquem sem teto. Tenho esperança de que o sofrimento não exista. Quero acreditar que minha esperança não é em vão."
(Pág. 76)
 " - Quero dizer.. Estou dizendo que o que não entendo é como você consegue se safar sendo tão cretino.
- Isso não é justo, Dash. - Thibaud realmente parecia magoado. - Eu me importo mesmo. Foi por isso que liguei. Porque me importo.
- Mas, sabe, esse é o luxo de ser um cretino: você pode selecionar quando se importa e quando não. O resto de nós continua preso ali quando você não se importa mais."
(Pág. 169)
"Drosófila - falei, lembrando-me da palavra.
- O quê? - perguntou Lily.
- Por que as garotas sempre se apaixonam pelos caras com a capacidade de atenção de uma drosófila?
- O quê?
- Moscas de fruta. Caras com a capacidade de atenção de uma mosca de fruta.
(Pág. 165)
Talvez ter parado de ler no momento que um fato me decepcionou não tenha sido tão ruim, pelo menos me deparei com ótimas citações, e  Dash, um cara muito inteligente. 
A história se baseia na troca de comunicação de Dash e Lily através de um moleskine vermelho. Dash encontra o caderninho em sua livraria favorita com um desafio e assim eles começam a se comunicar com muita frequência, mas o problema está para o quê um idealiza do outro. Ás vezes Lily imagina uma pessoa tão diferente de Dash. e Dash, após alguns conselhos de sua ex- namorada, também acredita que idealizou Lily como a garota "de seus sonhos".
ATENÇÃO DAQUI PARA BAIXO HÁ SPOILER

O meu desinteresse na história se deu pela mudança de Lily. Ela sempre foi vista pela família como sensivel demais, fofa demais, a "ursinha Lily" como a chamavam, mesmo com seus 16 anos, isso a fez ficar com raiva pois ela não queria mais ser vista assim, mas ao mesmo tempo ela agia de modo que a tratassem assim, se recusando a falar com os pais, apenas escrevendo em um quadro para eles lerem, demonstrando sua raiva dessa forma por certo acontecimento, por exemplo. Eu adorei Lily no começo do livro, eu não há vi de uma forma infantil, há vi como uma garota muito inteligente, 
leal, divertida, alegre, forte e otimisa. Mas em certo ponto do livro ela se deixou levar por outros personagens, e a personagem que havia se formado para mim, jamais
faria isso, ela mentiu, se embriagou e acabou dando a entender a Dash que ele realemente idealizou outra garota, que ele apenas criou expectativas demais, pois quando chegou finalmente o momento de se verem, ela estava embriagada e com outro.
Eu devo confessar que me inrritou a presença da ex-namorada de Dash. Sofia, também, ela me deu a entender que namorou o Dash sem gostar realmente dele, depois foi embora para a Espanha, se apaixonou por outro cara lá, não deu certo e voltou a fim do Dash novamente.

FIM DOS SPOILERS

Vai parecer super hiper estranho, mas apesar de tudo que disse não considero inútil minha leitura até o ponto que fui, as citações do livro, e as citações de outros livros dentro desse, valeram a pena, junto com o personagem do Dash, do avô de Lily e de muitos outros personagens divertidos e cativantes. Apesar de não ter terminado a leitura, acho que é clara a mensagem de que não importa se você pensa  diferente de outra pessoa, isso não significa que não possa ceder e encontrar semelhanças e que isso não até te torne uma pessoa melhor, e faça descobrir que o que você realmente quer não é uma pessoa que pense igual, mas que apenas esteja junto com você.


"Quero acreditar que existe alguém ai só para mim.
Quero acreditar que existo para estar aqui para esse alguém."
(Pág. 76)


Nenhum comentário:

Faça um comentário e me deixe feliz ♡

Feito com ♥ por Laís Portal