Últimas resenhas:

TAG: 4 Filmes sobre professores


Estamos de volta!!!
Após um longo período de hiatus, nós voltamos com uma tag sobre filmes de professores.




 * Sociedade dos poetas mortos (1989)


 Resultado de imagem para sociedade dos poetas mortos gif

O filme trata da relação professor-aluno em uma sociedade autoritária no ano de 1959 e tem como professor o ator Robin Williams interpretando John Keating, que dá aulas de poesia e é ex aluno da mesma instituição que trabalha hoje, que é uma escola só para rapazes.
O professor possui uma forma de ensinar diferenciada da qual ele passou quando aluno: leva a turma para aulas ao ar livre, entra em sala assoviando, solicita que façam poesias expondo o que pensam e o que sentem. Desperta nos alunos o gosto pela literatura e uma nova forma de ver a vida.
John faz com que a turma reflita sobre o papel de cada um em sua existência, sobre a vida e utiliza muito a expressão “Carpe Diem” (aproveite a vida). Na época era comum os pais obrigarem os filhos a seguirem uma profissão, e as aulas fazem com que cada aluno alimente seus próprios sonhos quanto ao futuro, o que não é bem visto por alguns pais e o filme toma um novo rumo, tendo a demissão do professor acusado de estimular a rebeldia dos alunos.
Sociedade dos poetas mortos nos faz refletir sobre a educação tradicionalista, e o quanto ela ainda pode estar presente, de forma mascarada, não só em escolas, mas nas famílias e sociedade em geral, com fórmulas prontas e aprendizagem mecânica.
Resultado de imagem para sociedade dos poetas mortos gif


* Escritores da liberdade (2007)


 Resultado de imagem para escritores da liberdade

Erin Gruwell (interpretada por Hilary Swank) é uma jovem professora cheia de expectativas e sonhos que se depara com uma turma problemática no ensino médio. Os adolescentes passam por diversos problemas como violência, racismo, drogas e pobreza. A direção da escola, bem como outros professores são negligentes quanto ao ensino dos alunos, a professora é completamente ignorada pelos alunos, sendo levada a questionar sua vocação e amor pela educação.
A professora elabora atividades variadas para despertar o interesse dos alunos envolvendo os temas preconceito e tolerância, usando música e jogos e embora fosse persistente em obter um resultado positivo quanto a aprendizagem dos alunos foi ofendida por eles o que a fez refletir e concluir que precisa conhecer melhor cada um deles, assim ao incentivar a leitura do livro O Diário de Anne Frank fez com que os alunos escrevessem seus próprios diários.
Com o passar do tempo a professora consegue obter a confiança dos alunos, a participação deles em aula e dedicação, recupera sua autoconfiança e consegue fazer com que os alunos se respeitem mais, criem laços de amizade, e lutem pelos seus ideais.
Resultado de imagem para freedom writers gif


* Verônica (2014)


 Resultado de imagem para filme veronica
O filme nacional tem como atriz principal Andrea Beltrão que vive a estressada professora Verônica,  que trabalha em uma escola municipal do Rio de Janeiro e com mais de vinte anos em sala de aula percebe que não tem mais a mesma paciência e encanto com os alunos.
Ao final de mais um dia de trabalho a professora percebe que ninguém veio buscar um de seus alunos, Leandro, ela decide leva-lo em casa e ao chegar lá descobre que os pais do garoto foram assassinados, Verônica então fica com muita pena do menino e uma série de problemas e perseguições acontecem.
Resultado de imagem para filme veronica


* Como estrelas na terra – Toda criança é especial (2007)


 Resultado de imagem para Como estrelas na terra – Toda criança é especial

Como estrelas na terra conta a história Ishaan, um menino com dificuldades de leitura e escrita e repetia o ano pela segunda vez. Na escola o menino era visto como bagunceiro, disperso e até mesmo burro pelos professores (que nada se esforçavam para compreender suas dificuldades), e motivo de risada para os colegas. Em casa um pai rígido, que não aguentava mais as bagunças do filho, resolve manda-lo para um colégio interno. O que fez o menino sofrer muito.
Os dias passam e Ishaan segue com as mesmas dificuldades, um menino super inteligente, com dificuldades de leitura e agora triste, isolado e longe da família.
Porém um fato muda totalmente a vida do garoto: a chegada a escola de um novo professor de artes, o professor Ram aproxima-se do garoto, propõe atividades diferenciadas, mais atrativas e embora a escola colocasse algumas barreiras conseguiu realizar uma forma diferente de avaliação.
Nesse filme é possível perceber as dificuldades de uma pessoa com dislexia e como é importante que o professor ame o que faça, dedique-se e tenha persistência em atingir um resultado positivo. O filme, na minha opinião, é lindo, emocionante do inicio ao fim.
Imagem relacionada

Nenhum comentário:

Faça um comentário e me deixe feliz ♡

Feito com ♥ por Laís Portal